terça-feira, 12 de junho de 2007

Curso profissional Técnico de Multimédia_info

alunos no curso de multimédiaalunos no curso de multimédia

O Curso Profissional Técnico de Multimédia teve início no ano lectivo de 2006/2007. Está integrado no Departamento de Expressões desta escola e tem como população alvo alunos que após concluírem o 9º ano desejem obter formação específica na área das novas tecnologias em aplicações multimédia Este curso dá uma qualificação profissional de nível III e, simultaneamente, permite o prosseguimento de estudos para o nível superior.
Com ele pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos e desenvolvam capacidades para a utilização, com rigor técnico, de um conjunto de aplicações informáticas que combinem os vários tipos de media, com o objectivo de, posteriormente, serem capazes de realizar produtos multimédia utilizando as ferramentas informáticas adequadas.

Este curso confere um diploma de conclusão do ensino secundário, um certificado de qualificação profissional de nível 3 e permite o acesso ao ensino superior, mediante a realização dos exames nacionais.

A Área Técnica do curso é composta pelas seguintes disciplinas:
- Sistemas de Informação;
- Design, Comunicação e Audiovisuais;
- Técnicas de Multimédia;
- Projecto e Produção Multimédia.

No final do curso há lugar a uma formação em contexto de trabalho.

Em Sistemas de Informação, pretende-se a aprendizagem de aplicações informáticas Esta disciplina fornece ao aluno um forte suporte teórico sobre os Sistemas de Informação de modo a ficar capaz de desenvolver um sistema de informação vocacionado para aplicações multimédia. Como componentes de formação estão incluídas as Redes de Comunicação, as Bases de Dados e os Fundamentos de Programação.
O programa da disciplina de Design, Comunicação e Audiovisuais, organiza-se segundo um modelo global e progressivo, no qual, num primeiro estádio, se tratam todos os fenómenos das práticas, dos meios e das linguagens, enquanto que, num segundo estádio, o objecto de estudo se centra no discurso e nas narrativas.
No âmbito da disciplina de Técnicas Multimédia, pretende-se que o aluno consiga desenvolver aplicações multimédia, em sucessivos projectos articulados entre si, utilizando a totalidade dos conhecimentos técnicos inerentes às principais ferramentas actualmente disponíveis, com destaque para a aplicação das noções de navegabilidade e gestão e preparação de conteúdos.
Com o programa de Projecto e Produção Multimédia pretende-se que os alunos adquiram a capacidade de elaborarem e participarem na elaboração de projectos multimédia de pequena e média envergadura, que desenvolvam e adquiram competências e saberes técnicos e tecnológicos assim como capacidade de síntese e comunicação que os habilitem a integrar equipas multi-disciplinares.
Saídas Profissionais
Com a qualificação obtida neste curso, o aluno poderá integrar equipas de desenvolvimento de aplicações informáticas, ou trabalhar em sectores como os da comunicação audiovisual, da publicidade ou do cinema, e exercer, entre outras, as profissões de:

assistente de produção multimédia;
assistente de ilustração multimédia;
assistente de realização de produtos publicitários;
assistente de realização de video-clips e de jogos electrónicos.
assistente de animação;
assistente de ilustração de páginas animadas para a Web;
assistente de animação em 2D e 3D;
assistente de realização de filmes animados.
assistente de design multimédia;
assistente de design de páginas para a Web;
assistente de ilustração de publicidade;
assistente de ilustração em 2D e 3D;
auxiliar de comunicação.

Para uma informação completa, nomeadamente sobre a carga horária, faz o download do pdf sobre o curso aqui.

Sem comentários: