segunda-feira, 14 de maio de 2007

A ESAF


A Escola Secundária Alcaides de Faria, em Barcelos, foi fundada em 1957, denominando-se, então, Escola Industrial e Comercial de Barcelos da qual «herdou» e foi desenvolvendo uma cultura organizacional, de algum modo específica, mas dominante, com características "democráticas", tolerantes e humanitárias. Isto é resultado, quer da «herança» havida da cultura própria das "escolas industriais e comerciais", marcadamente pouco elitistas e, portanto, abertas e tolerantes, quer do contributo da acção dos seus líderes, muitas vezes não formais - com os seus valores e crenças próprios - e dos seus principais actores organizacionais, numa interacção permanente e uma socialização progressiva a que os novos membros, que passaram a integrar a escola, não ficaram imunes.
A partir de 1979, na sequência da unificação do ensino secundário, passou a designar-se Escola Secundária de Arcozelo.
Localiza-se, actualmente, na Avenida D. Nuno Álvares Pereira, com uma densidade populacional elevada e a viver, praticamente sempre, e sobretudo após a Revolução do 25 de Abril, numa situação de sobrelotação.
Adoptou, a partir de 1992, como patrono para a sua denominação «os Alcaides de Faria» que ficaram conhecidos na História de Portugal por terem protagonizado uma acção de lealdade e heroicidade na defesa do Castelo de Faria, em Barcelos, no século XIV, aquando da 2ª guerra fernandina com Castela.

Sem comentários: